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Benefícios e prejuízos do jantar

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1 Benefícios e prejuízos do jantar em Qua Set 10, 2014 8:14 am

marcia mendes


Benefícios e prejuízos do jantar

O jantar é a última refeição do dia e sua função é de não dormimos com o estômago vazio e contribuir para um bom descanso, mas, no entanto, não deve ser uma refeição muito nutritiva como o café da manhã ou o almoço, já que apenas vamos gastar energia durante a noite. Por isso é importante que façamos o jantar cedo ou bem leve.

Quando jantamos de forma extensa, muito tarde, ou incluindo alimentos pouco saudáveis, podemos notar alguns dos seguintes efeitos em nossa saúde:

Arrow Insônia, falta de descanso e cansaço pela manhã
Arrow Olheiras e aspecto apagado no rosto
Arrow Retenção de líquidos
Arrow Prisão de ventre
Arrow Mucosidades ao despertar
Arrow Problemas hepáticos e más digestões, com azia, flatulências, etc.
Arrow Em longo prazo, sobrepeso ou falta de peso.

Que horas devemos jantar?

A partir do momento que deitamos para dormir nosso corpo começa a descansar e a permitir que as células de nosso organismo se regenerem. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a cada hora existe um órgão que se regenera especialmente:

Arrow De 23 a 1 horas: a vesícula biliar.
Arrow De 1 a 3 horas: o fígado.
Arrow De 3 a 5 horas: o pulmão.
Arrow De 5 a 7 horas: o intestino grosso.
Arrow De 7 a 9 horas: o estômago.

Se respeitarmos os ritmos biológicos de nosso organismo devemos terminar então a digestão do jantar às 23 horas no máximo, contando que a digestão tende a durar entre 2 e 3 horas. Por isso, a melhor hora para jantar é antes das oito da noite.


O que não deve conter um jantar saudável?

Exclamation Um excesso de féculas ou cereais, já que nos trazem demasiada energia.

Exclamation Açúcares.

Exclamation Frutas doces, pois provocam sobrepeso se as comermos misturadas com o jantar.
Exclamation Frutas cítricas como a laranja ou a tangerina, já que dificultam o descanso.
Exclamation Frutas de verão ricas em água, como a melancia ou o melão, pois dificultam a digestão.
Exclamation Gorduras saturadas (margarinas, bolos, frituras, carne vermelha, etc.): porque sobrecarregam o fígado e a    vesícula.
Exclamation Excesso de sal, que provoca retenção de líquidos.
Exclamation Estimulantes: café, chá, coca-cola, etc.

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