Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

GRUPO EFT EMAGRECER - Nossas Receitas!

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

26 SORVETE DE BANANA em Ter Ago 26, 2014 7:59 pm

Ana Lúcia Padilha


SORVETE DE BANANA

MODO DE FAZER:
corte 4 bananas em rodelas
leve ao freezer para congelar
depois de congelado,coloque no liquidificador com mais uma banana na temperatura normal
vá batendo aos poucos até virar um creme
pronto!
está pronto o sorvete mais que natural.
pode usar a criatividade e colocar outras frutas.









Última edição por Al McAllister em Qua Set 03, 2014 2:42 pm, editado 5 vez(es) (Razão : [IMG]http://i58.tinypic.com/22ex4z.jpg[/IMG])

27 Panqueca de tapioca com Chia em Qua Set 03, 2014 10:27 am

Al McAllister


Admin
Ontem minha filha Luiza fez uma panqueca seguindo a receita de um amigo que estava nos visitando à noite, o Diego. Ele deixou de lado o trigo também, emagreceu bastante só com isso pois desinchou, e tem pesquisado alternativas interessantes. Hoje pela manhã experimentei a receita, mas incrementando-a. É facílima de fazer e não leva mais do que 5 minutos para ficar pronta, perfeita para o café da manhã. Grato Diego!





Panqueca de Tapioca com Chia


Tapioca - 2 colheres de sopa
Farinha de arroz - 1 colher de sopa
Polvilho azedo - 1 colher de sobremesa
Chia - 2 colheres de sopa
1 ovo
Leite - uma colher de sopa
Sal - à gosto

Acréscimos opcionais, varie conforme disponibilidade e seu paladar:

Cebolinha picada
Tomate cortado em cubinhos
Alecrim, etc.


  • Mexa todos os ingredientes em uma cambuca, coloque um pouco de manteiga numa frigideira quente e despeje a mistura. Deixe ela ficar um pouco firme e acrescente o tomate, quando estiver solta vire-a, aguarde um minuto e dobre. Na foto está servida com um molho de pimenta estilo "Valentina" mexicano - feito com molho de tomate Hemmer (sem glutamato monossódico), pimenta malagueta, cominho, gergelim e sal. 

http://soubem.com

28 Re: GRUPO EFT EMAGRECER - Nossas Receitas! em Ter Set 09, 2014 9:39 am

Scarlett Palhano




Já sabemos da importância das fibras, para isso, devemos investir em alimentos integrais, assim como frutas, verduras e legumes devem fazer parte do dia a dia.
Uma dica para o café da manhã ou lanche da tarde super prática, gostosa e rica em fibras:


 1 xícara de chá de frutas picadas (as frutas podem ser da sua preferência, mas uma coisa bacana é escolher frutas coloridas, para aproveitar mais os alimentos e os mais diversos benefícios. Ex: kiwi e manga; morango e banana; melão e framboesa). 


Para enriquecer ainda mais, misturar: 1 colher de chá de farelo de aveia + 1 colher de chá de semente de chia + 1 colher de chá de flocos de quinua + canela a gosto e salpicar sobre as frutas. 


Fica uma delícia!!!! Experimente!!!! Laughing

Scarlett Palhano




Ingredientes:


3 folhas de chicória
Recheio: 100g de carne ou frango moído
1 cebola picada
1 dente de alho
Azeite Cheiro verde a gosto
Pimenta do reino Sal a gosto
Molho: Molho de tomate caseiro ou pronto de boa qualidade


Preparo:


 Aferventar as folhas de chicória em água e sal, passe pela água gelada e reserve. Em uma frigideira adicionar o azeite, a cebola e o alho e refogar por uns 2 minutos, adicionar a carne ou o frango moído e refogar até que esteja bem cozida. Finalizar a carne ou o frango com cheiro verde, pimenta e sal e reservar. Pegar uma folha de chicória, acrescentar o recheio de carne ou frango moído. Fechar a folha formando um charutinho. Reserve. Colocar os charutinhos em um recipiente e acrescentar o molho de tomate por cima e leve ao forno por 15 minutos. Sirva em seguia. 


Bom Apetite!!!! Very Happy

30 Re: GRUPO EFT EMAGRECER - Nossas Receitas! em Seg Set 15, 2014 7:35 am

Admin


Admin
Biomassa: tudo sobre o novo aliado da dieta


Seguir uma alimentação saudável é regra número um para vencer a batalha contra a balança. Conheça então o ingrediente que promete reduzir as calorias dos pratos, aumentar a sua saciedade e ainda regular o seu intestino






PARA PREPARAR A BIOMASSA, A BANANA PRECISA SER RETIRAR NOS SEUS PRIMEIROS TRÊS OU QUATRO DIAS NO PÉ (FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)

De tempos em tempos, um novo ingrediente é descoberto como aliado da dieta.

Depois do chá verde, chia, quinua e do óleo de coco, chegou a vez de a banana verde reinar no prato de quem está em crise com a balança. Mas não de maneira convencional. O aconselhado é preparar com a fruta uma biomassa
, que serve como substituta leve e saudável dos ingredientes mais gordinhos, como farinha branca, leite condensado, creme de leite e maionese, que dão liga aos pratos. (Substitui a goma xantana em receitas sem glúten. Ed.)

Ela faz o trabalho do glúten, ao dar liga e maciez a uma massa. E o melhor: sem deixar aquela sensação de peso no estômago ou dificultar a digestão”, conta Giovanna Vilela, especialista em cozinha saudável e vencedora do “Jogo de Panelas” do programa Mais Você. Por isso, ela também é ótima substituta de farinhas que também não levam glúten na composição e que deixam o resultado final da receita mais sequinho e duro.



Além disso, uma única colher de sopa de biomassa tem apenas 15 calorias e proporciona inúmeros benefícios. “A banana verde é rica em amido resistente, que não é digerido e vai direto para o intestino, onde serve de alimento para os chamados probióticos - ou bactérias boas -, que garantem o bom funcionamento do órgão e a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso bom humor”, explica a expert. E o alto teor de fibras da fruta garante ainda a saciedade.

A funcionalidade do ingrediente o coloca, então, diretamente na lista de amigos da alimentação saudável, o caminho mais adequado em direção ao emagrecimento. O segredo, segundo Giovanna, está em incluí-la na maioria dos pratos que levam os tais cremes calóricos, já que a biomassa não tem gosto. “Na hora de preparar um brigadeiro, por exemplo, troco metade da quantidade de leite condensado por ela”, entrega. Já aí é possível cortar as calorias do doce quase pela metade.

O PREPARO É SIMPLES


A dificuldade na hora de fazer a biomassa está, na verdade, na escolha da banana realmente verde. Para ser rica em amido resistente, ela precisa ser retirada do pé nos seus três ou quatro primeiros dias”, ensina. “As vendidas em mercado, normalmente, passam um tempo em climatizadores e perde propriedades. Por isso, o ideal é comprar na feira.”

Encontradas as bananas certas, basta seguir o seguinte passo a passo:

- Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem;

- Em uma panela de pressão, coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver;

- Quando estiver fervendo, coloque as bananas, de modo que elas fiquem todas cobertas pelo líquido. É muito importante que a água esteja fervendo, pois esse choque térmico faz parte do processo;

- Tampe a panela e, quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 10 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, sem acelerar o processo;

- Destampe e descasque uma a uma. Cuidado, pois elas ainda estarão quentes. Mas é necessário que seja dessa forma;

- Por fim, bata todas elas no liquidificador com uma água limpa e fervida separadamente, até que ela vire uma pasta bem espessa prontinha para ser adicionada em qualquer prato.

Para garantir a funcionalidade, o recomendado é consumir de duas a quatro colheres de sopa por dia. O que eu faço? De manhã, já acrescento uma colher ao suco. Às vezes, misturo ao mingau, a uma sopa. Afinal, ela não tem sabor nenhum”, conta Giovanna. Em geral, a pasta dura até três semanas, se mantida na geladeira. No freezer, pode durar até três meses.



A ideia é incluir o ingrediente pouco a pouco às receitas. E para provar que a refeição pode continuar saborosa, Giovanna ensina três pratos deliciosos – e magrinhos - que levam biomassa:





MOUSSE DE BIOMASSA PARA UMA SOBREMESA GOSTOSA E SAUDÁVEL (FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)


Mousse com biomassa

- Ingredientes: 2 xíc. (de chá) de biomassa, 200gr. de chocolate 70% cacau, 4 claras, 1 colher (de chá) de canela, 2 colheres (de sopa) de açúcar de coco.

- Modo de fazer: Bata em uma batedeira as claras separadas e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria e misture com o açúcar, a canela e a biomassa de banana. Bata tudo e incorpore as claras delicadamente. Leve para geladeira por pelo menos três horas e sirva. Fica deliciosa, quando acompanhada de frutas picadas.







BOLINHO DE LIMÃO SICILIANO COM PISTACHE PARA O CAFÉ DA TARDE (FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)



Bolinho de limão siciliano com pistache

- Ingredientes: 1 xíc (de chá) de farinha de quinua, 2 xíc. (de chá) de biomassa de banana verde, 1 xíc (de chá) de açúcar mascavo, 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, 1 colher (de chá) de essência de baunilha, 2 ovos, 1 pitada de sal, 1 pitada de canela, 1 colher (de sopa) de fermento, suco de 1 limão siciliano, raspas de 1 limão siciliano, 1/2 xíc. (de chá) de pistaches descascados, 2 colheres (de chá) de sementes de papoula.

- Modo de fazer: Bata tudo na batedeira, menos o fermento e as raspas de limão. Depois que a mistura estiver homogênea, acrescente as raspas, o fermento e misture delicadamente. Distribua em forminhas de cupcake e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que o centro esteja cozido. Dica: sirva com uma calda de ganache de cacau ou chocolate 70% cacau derretido.







CUPCAKE DE BIOMASSA, QUE AGRADA ATÉ AS CRIANÇAS (FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)



Cupcake de biomassa

- Ingredientes: 1 xíc. (de chá) de farinha de arroz, 1 e 1/2 xíc. (de chá) de açúcar de coco, 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, 2 colheres (de sopa) de cacau em pó, 1 colher (de chá) de essência de baunilha, 2 ovos, 1 xíc. (de chá) de biomassa, 1 pitada de sal, 1 pitada de canela, 1 colher (de sopa) de fermento, 1 tablete de chocolate picadinho.

- Modo de fazer: Bata tudo na batedeira, menos o fermento e o chocolate em barra. Depois que a mistura estiver homogênea, coloque o chocolate picadinho e misture o fermento delicadamente. Distribua em forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que o centro esteja cozido.



Fonte: Revista Marie Claire



Última edição por Admin em Seg Set 15, 2014 8:03 am, editado 1 vez(es)

31 Mais Sobre a Biomassa em Seg Set 15, 2014 7:59 am

Admin


Admin
Biomassa de banana verde

Textos e fotos de Flavia Machioni


Já ouviram falar da biomassa de banana verde? Eu já tinha ouvido falar muito dela e via receitas diversas usando. Mas assim, diversas mesmo, desde suco, à mousse, torta, panqueca, bolo, maionese, molhos, tudo. Para nós intolerantes à lactose ela é ainda mais interessante já que substitui facilmente o creme de leite e o leite condensado!!!



A biomassa de banana verde nada mais é do que a polpa da banana verde cozida e processada em liquidificador. Aí você quer saber o que ela tem demais né?

Gente, ela é incrível! Primeiro de tudo ela é um super alimento, pois a banana verde tem o que chamam de amido resistente que atua como fibras insolúveis, permanecendo no intestino e ajudando assim a manter e reestabelecer a flora intestinal. Ela é considerada um alimento probiótico devido seus benefícios no organismo, que não são poucos, como mostro aqui:

- Estimula o crescimento de bactérias no intestino, como os lactobacilos

- Combate o colesterol

- Diminui a absorção de açúcares e gordura pelo organismo

- Por ser um alimento que dá bastante saciedade, ele auxilia em tratamentos contra sobre-peso e obesidade.

- Prevenção de câncer de cólon

Esses são alguns dos benefícios dela. Se não fosse o bastante, a biomassa de banana verde tem baixo valor calórico e não tem gosto específico, ela vira um coringa em qualquer receita.

O preparo dela é bem simples. Eu aprendi a fazer a minha no curso que fiz com a Lidiane Barbosa aqui em Curitiba. Ela é uma culinarista funcional e tem receitas divinas! Eu adoro o trabalho dela. Quando ela anunciou cursos aqui me inscrevi na hora.

Biomassa de banana verde



Ingredientes:

10 bananas verdes inteiras – mas tem que ser verde mesmo!

Modo de fazer:

Corte as bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa – elas devem estar bem fechadinhas – e coloque as bananas na panela de pressão. Tanto faz o tipo de banana, pode ser caturra, maçã, prata, etc. Eu usei essa pequenininha da foto e na verdade coloquei mais de 10 bananas na panela, preenchi a panela até metade. Utilizei uma panela de pressão de 6 litros.

Ferva água suficiente para cobrir as bananas e então despeje a água nas bananas para causar choque térmico. Tampe sua panela de pressão e leve ao fogo. Depois que ela começar a chiar conte 8 minutos. Passados os 8 minutos desligue o fogo e deixe as bananas cozinhando até o vapor sair por inteiro, ou conte 20 minutos de cocção.

Deixe as bananas na água quente da panela e com cuidado, uma a uma, vá retirando as bananas da panela. Tire a polpa da casca e coloque imediatamente no liquidificador/processador.

Adicione um pouco de água filtrada para conseguir bater melhor as bananas. A textura da biomassa deve ser cremosa, tipo um purê. A água é necessária porque se não você pode queimar seu liquidificador!

É bem importante que as bananas estejam quentes ainda, então quando for fazer sua biomassa se dedique a ela apenas, pelo menos até você adquirir mais prática.

Cuidado ao descartar a água em que as bananas foram cozidas, ela pode deixar a louça preta além de ter uma “gosma” não muito legal de limpar. O melhor é descartá-la na pia vazia.

A cor da biomassa depende de banana para banana. Ela pode ficar mais amarelinha, mais marronzinha ou até meio cor de rosa – mas a cor não altera o sabor ok?

Agora a validade:

Na geladeira ela fica boa por até 1 semana.

Congelada até 5 meses. – Para descongelar NÃO utilize microondas. Leve a biomassa em uma panela com um fundinho de água filtrada.

Lembre-se de armazenar em recipientes de vidro ou forminhas de gelo!

___________________________________________________________________________________

A Flávia seguiu os passos e texto de AMÁBILE KOLENDA no seu site aqui, que contém mais receitas que podem ser postadas aqui no fórum EFT.

32 8 RAZÕES PARA INCLUIR A TAPIOCA NA SUA DIETA em Seg Set 15, 2014 9:41 am

Scarlett Palhano




1 – Prática – Basta levar a goma hidratada de tapioca à frigideira e aquecer por 3 minutos!

2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores, doces (experimente com pasta de amendoim integral) ou salgados (fica ótima com homus!).

3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.

4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten.

5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.

6 – Fácil de turbiná-la nutricionalmente – o índice glicêmico da tapioca pronta pode ser facilmente reduzido acrescentando sementes saudáveis (chia, linhaça, girassol, gergelim), flocos (quinua, amaranto) ou mesmo farelo de aveia durante a preparação.

7 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, açúcar e nem gorduras.

8 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rapidamente, fornece energia mais rapidamente para o corpo durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.



Wink

33 Panqueca sem farinha para o café da manhã em Qui Set 18, 2014 8:05 pm

Scarlett Palhano




Ingredientes
1 banana
2 ovos



Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos e a banana.
Coloque uma concha de massa na frigideira apenas morna.
Em fogo bem baixo, espere um minutinho e vire para assar do outro lado.
Sirva com mel ou uma cobertura de sua preferência.

34 SORVETE DELICIOSO! em Qua Out 01, 2014 10:00 am

Scarlett Palhano




Congele pedaços de morango e banana e triture-os num processador de alimentos.
Adicione 2 colheres creme de leite, essência de baunilha e adoce à gosto ( eu usei stevia). Continue batendo até a mistura ficar homogênea.
Deixe o creme no freezer por 3 horas e aproveite o sorvete!
Fica muuuuuuuuito bom!!!!!! Razz

35 Meu Primeiro Pão sem Gluten e Lactose. em Sex Out 03, 2014 4:48 pm

Marco Fernandes


Admin


Ficou muito bom, quem quizer aqui esta a receita: 


INGREDIENTES:


1 xícara (chá) de água


4 colheres (sopa) de azeite


2 ovos


1 colher (chá) de açúcar mascavo


3 colheres (sopa) de polvilho doce


1/2 colher (chá) de sal


2 xícaras (chá) de farinha de arroz 


2 colheres (sopa) de fermento químico em pó


MODO DE PREPARO


Bata no liquificador a água, o azeite e os ovos .


Ainda batendo no liquidicador, junte aos poucos o açúcar, o polvilho, o sal e a farinha de arroz.


Por fim, inclua na massa o fermento e bata pela última vez.


Transfira a massa para uma fôrma de pão untada com óleo e farinha de arroz.


Preaqueça o forno e leve o pão para assar na temperatura de 180 graus por 45 minutos.




Bom apetite!       


_________________

36 Tabule de Quinua em Ter Out 07, 2014 9:33 pm

Scarlett Palhano




A quinua é um pseudocereal originário dos Andes. Mas porque esta fama toda? A quinua pode ser considerada um super alimento, pois a quantidade de nutrientes é superior ao de outros cereais. Esta possui aminoácidos essenciais, fibras e podemos destacar alguns minerais presentes nesta maravilha como o ferro, potássio, zinco e magnésio, sem falar das vitaminas do complexo B (B1,B2,B3), D e E!! Por ser uma boa fonte de triptofano, a quinua esta relacionada ao sistema cognitivo, atuando na melhora das funções relacionadas com a memória e aprendizagem. 


E como consumir este pseudocereal? A quinua pode ser utilizada em preparações quentes na forma  hambúrguer e bolinho de legumes, podendo substituir o arroz. Ou em preparações frias como saladas. Agora para acompanhar estas dicas não poderia faltar um receitinha bem saborosa com a protagonista do dia, lá vai a receita do Tabule de Quinua!! 


Tabule de quinua
Ingredientes:


½ xícara de chá de quinua em grão
1 xícara de chá de água
Sal a gosto
½ xícara de chá pepino japonês em cubinhos
½ xícara de chá de tomates sem pele e sementes em cubinhos
½ xícara de chá de cebola em cubinhos
1 colher de chá de hortelã picada
3 colheres de chá de salsa picada
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de suco de limão


Preparo


Numa panela, coloque a quinua, a água e o sal. Deixe ferver por 10 minutos ou até que fique com uma textura macia. Escorra, lave em água corrente e deixe esfriar. Coloque a quinua numa travessa funda e misture com os outros ingredientes. Acerte o sal, se necessário.


Bom Apetite!!

37 GUACAMOLE em Ter Out 28, 2014 11:01 am

Scarlett Palhano








O Guacamole é uma forma diferente da gente consumir o abacate, Considerado um super alimento!


O abacate é rico em fitoquímicos e nutrientes como o ácido oleico, fitosterol, vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio e fibras.


Ele contribui para redução dos níveis de colesterol e dos níveis glicêmicos, reduz a inflamação das células, resultado em uma maior perda de peso e garante maior saciedade!!


Vamos a receita?!


Ingredientes:
½ abacate
1 tomate em cubinhos
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado e amassado com uma pitada de sal Gotinhas de limão
1 colher de sopa de coentro fresco picado


Preparo:


Corte o abacate em cubinhos e coloque em uma tigela. Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar uniforme. Tempere com pimenta a gosto!


DELÌCIA!!!!! Laughing Laughing

38 OMELETES VAPT VUPT em Ter Out 28, 2014 7:28 pm

Scarlett Palhano




Dica saudável de refeição:
Numa forma de cupcakes, pique legumes e verduras sortidos.
Bata dois ovos à parte e despeje nas formas. Leve em
forno baixo até cozinhar e "estufar", e estão prontos mini-omeletes para todos! 




Achei essa idéia muito prática, basta usar a criatividade!
Bom Apetite!! Surprised

39 GUACAMOLE em Dom Nov 02, 2014 1:02 pm

Ana Lúcia Padilha


[img][/img]
hoje fiz guacamole inspirada na receita que a Scarllett postou....
eu coloquei o abacate,tomate ,cebola,alho (picado e não amassado ou espremido),no lugar do coentro coloquei cebolinha e salsinha,e aiinda coloquei pimentão,azeitona....e pimenta do reino (moida na hora),que eu adorooo.
ficou pra lá de bom...  Smile

Ana Lúcia Padilha


INGREDIENTES:


500 g de polvilho azedo


200 ml de água fervente


150 ml de óleo em temperatura ambiente


5 ovos


sal a gosto



  • Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água fervente e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto, somente por último o ovo, um de cada vez (deixe a massa na consistência que dê para armar as argolinhas, isto quer dizer, não muito mole)
  • Coloque em uma manga de confeitar, ou saquinho para poder fazer argolas ou bolinhas
  • Deixe espaços entre os biscoitos, pois cresce bastante
  • E coloque para assar em forno preaquecido
  • Não precisa untar a forma



A minha experiência aqui foi assim: fiz meia receita...o ideal seria usar óleo de côco... o que eu tinha aqui disponível, era o de girassol, então usei esse mesmo.....
como não tenho saco de confeitar usei a colher....como visto na foto...o biscoito ficou mais parecendo pão de queijo.... rsrs.... veremos quando ele esfriar, se ficará crocante... .fiz outro dia, e como coloquei um em cima do outro ainda quente, ficaram "murchos"... veremos hoje.... vou esperar esfriar para desenformar.... e... essa não é a mais saudável das receitas, mas ainda é melhor que um industrializado.... então prossigamos... fazendo hoje, sempre melhor que ontem.... Smile

41 Como preparar a goma para a TAPIOCA em Sab Nov 08, 2014 7:11 am

Ana Lúcia Padilha




1. Em um recipiente, misturar 250 gramas de POLVILHO DOCE em água de boa qualidade, (a quantidade da água será para cobrir o polvilho, a ideia é hidratá-lo. Misturar bem até que se  dissolva completamente o polvilho.

2. Colocar na geladeira por no mínimo 24 horas (haverá uma "separação" da água, ou seja, o polvilho ficará no fundo em forma de uma barra e a água toda por cima.)

3. Escorrer toda a água, e com a ajuda de uma colher, retirar os torrões e colocá-los sobre um  pano de prato para que esse absorva o restante da umidade.

4. Passar pela peneira esses torrões.

5. PRONTO. A farinha peneirada é o que chamamos de goma de TAPIOCA.

42 Receitas e Benefícios da Tapioca em Sab Nov 08, 2014 10:11 am

Elusa




Conheça os benefícios da tapioca para a saúde e veja algumas dicas de consumo desse alimento que é rico em fibras, carboidratos e vitaminas.
A tapioca é um rizoma de amido que é principalmente cultivada nos climas quentes da África, Ásia e América do Sul. A tapioca não deve ser comido cru. Isto é porque contém quantidades tóxicas de glicósidos cianogênicos, que podem ser reduzidos para níveis inócuos por cozinhar. Além da cana, a tapioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono. A tapioca é excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Cobre.

Os Benefícios da Tapioca Para a Saúde:

* Proteção contra doenças cardíacas
* Aumento da função autoimune
* Retardar o envelhecimento
* Reparo do DNA e Proteção
* Alívio da Doença Cardiovascular
* Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea)
* Proteção de Alzheimer
* Proteção Osteoporose
* Redução do Risco de Diabetes Tipo II
* Redução da freqüência de enxaqueca
* Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM)
* Proteção antioxidante
* Prevenção de crises de epilepsia
* Prevenção de Alopecia (Ponto calvície)
Como escolher tapioca: Procure raízes firmes com pouco cheiro e sem sinais de cor diferentes.
A tapioca (aipim ou macaxeira) é um dos alimentos mais conhecidos e mais consumidos no Brasil. Trata-se de um prato típico indígena, sendo usada em várias receitas em quase todas as regiões brasileiras. É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
Características da tapioca
A tapioca, também conhecida como aipim e macaxeira é uma planta da espécie Manihot Esculenta, da qual fazem parte de mais de 7000 espécies, encontrada nativo na região sudeste da Amazônia. É cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, por se tratar de uma planta com raízes comestíveis.
As raízes tuberosas são as partes mais consumidas da tapioca, sendo considerada uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e quantidades de amido. Esses elementos são essenciais para o nosso organismo e para nossa saúde.
Os benefícios da tapioca para a saúde:
1.  Ajuda a manter os ossos saudáveis e a controlar os impulsos nervosos;
2. Possui carboidratos, tendo alto valor energético e não contém proteínas. Ela é rica em sais minerais, como o cálcio, ferro e fósforo. Além de possuir vitaminas do complexo B e grandes quantidades de potássio;
3. É uma excelente fonte de fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino;
4.  É rica em amido. Uma grande vantagem é que não possuem glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas (que tem intolerância ao glúten);
5. Além das funções nutricionais, a tapioca pode ser utilizada para o tratamento externo de artrite, edemas e abscessos;
6. O consumo dessa raiz também ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
Além de todos esses benefícios para a saúde, algumas indústrias apostam em produtos feitos a partir da mandioca e destinados ao tratamento de cabelos. Esses cosméticos são shampoos, condicionadores e máscaras que prometem dar brilho, maciez e ajudar no crescimento dos fios. O consumo em excesso da tapioca pode causar o aumento de peso. O ideal é consumi-la em pequenas quantidades diariamente, ou substituí-la por outros tipos de carboidratos.
Dicas de consumo
A mandioca pode ser transformada em farinha, que é uma das formas mais utilizadas. A tapioca é um alimento típico indígena, feito da farinha de mandioca e muito utilizado em diversas regiões. Além dessas formas, a tapioca ainda pode ser consumida em: beiju, sopas, pirões, mingaus e bolos.
Abaixo algumas receitas com tapioca:
Beiju



Ingredientes:

* 2 xícaras (chá) de polvilho doce
* ½ xícara (chá) de água
* Sal a gosto
* Mussarela fatiada
* Manteiga ou margarina

Modo de Preparo:

- Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com a água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida
- Passe por uma peneira e reserve
- Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme
- Espere a massa ficar unida como se fosse uma panqueca e vire para secar do outro lado
- Espalhe manteiga (ou margarina) sobre o beiju
- Retire do fogo, coloque uma fatia de mussarela, enrole e sirva
Informações adicionais
Variações: A mussarela é só uma dica. Pode-se variar usando outros tipos de queijos, presunto, carnes ou recheios doces. É só usar a criatividade.
Sopa de Tapioca

Ingredientes:
* 1 xícara de tapioca
* 1 gema
* 2 l de caldo bem temperado
* 3 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo: 
- Coloque o caldo para ferver, junte a tapioca, espalhando bem para evitar que encaroce
- Cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre com a colher de pau, a fogo brando
- Misture a manteiga com a gema
- Coloque no fundo de uma sopeira, despeje por cima a sopa a ferver
- Misture e sirva

Pirão de Tapioca

Ingredientes (serve 4 porções)
* 1/2 cebola pequena cortada em cubos
* 1 tomate bem maduro picado sem sementes
* 1 dente de alho pequeno picadinho
* 2 colheres de sopa de azeite
* 500 ml de água
* 2 colheres de sopa de tapioca
* 5 colheres de sopa de leite de coco
* 1 pitada de colorau
* 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
* sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela refogue a cebola, o alho e o tomate junto com azeite, depois acrescente a água, a tapioca, mexendo bem para não empelotar. Coloque o leite de coco, colorau e tempere com sal e pimenta, finalizando com a cebolinha verde. Deixe cozinhar e pronto! Caso lhe agrade, uma dose extra de pimenta vai bem! Não coloquei peixe no pirão, mas isso é a gosto!
Mingau de Tapioca

Ingredientes
* 1 litro de leite
* 1 xícara (de chá) de leite de coco
* 1 xícara (de chá) de farinha de tapioca
* 1 pitada de sal
* 1/4 de xícara (de chá) de açúcar
* 5 cravos
* 1 canela em pau
* Canela em pó para polvilhar
Modo de Preparo
Coloque o leite frio em uma panela e misture todos os outros ingredientes. Leve ao fogo, quando ferver abaixe o fogo e continue mexendo. Deixe cozinhar uns minutinhos. Ele vai engrossar. Despeje em uma tigela ou em canecas individuais, polvilhe canela em pó e sirva quente.
Dica:
Fica muito mais gostoso se você fizer com o coco fresco, mas dá para fazer com um bom leite de coco de garrafinha.
Não deixe ficar muito grosso, pois quando esfria ele tende a ficar mais grosso ainda.
Se quiser o mingau mais ralo, acrescente mais leite, se quiser mais grosso acrescente mais farinha de tapioca.

Bolo de Tapioca

Ingredientes
* 2 xícara(s) (chá) de açúcar
* 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
* 3 xícara(s) (chá) de farinha de tapioca
* 1 xícara(s) (chá) de leite
* 4 unidade(s) de ovo
* 1 vidro(s) de leite de coco
* 2 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
* 2 colher(es) (sopa) de queijo ralado
* 1 xícara(s) (chá) de margarina
Modo de preparo:
- Bata os ovos, vá adicionando o açúcar, a manteiga, depois de bater bem a farinha de trigo e o fermento.
- Desligue a batedeira e coloque o restante dos ingredientes.
- Mexa suavemente com uma colher e coloque em uma forma pequena untada e polvilhada.
- Asse em forno quente.
Dicas
Deixe a farinha de tapioca de molho por 1 hora, em seguida esprema para tirar toda a água.
Depois utilize na receita.
Decore com coco ralado.
Tapioca: quatro motivos para incluir o alimento na sua rotina
Fazer substituições inteligentes faz parte de uma alimentação saudável. De acordo com a nutricionista Andrea Santa Rosa, a tapioca é versátil e pode ser amiga da dieta também. “Uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias“, explica a especialista. A seguir, confira quatro ótimos motivos para inserir já a tapioca na sua rotina alimentar.
1 – Não contém gluten
A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal“, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.
2 – Substitui o pão branco
Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino“.
3 – Amiga da dieta
Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açucar, diz a nutricionista.
4 – Prática e versátil
A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão“, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.
Pizza de tapioca com recheio marguerita

Anote a receita do chef Claudio Albuquerque que rende uma porção:
Para fazer a massa da tapioca:

Ingredientes:

* 200g de goma de tapioca
* ½ colher de chá de orégano
Modo de preparo:

Em um recipiente, junte a goma e o orégano e misture. Preaqueça o tabuleiro em fogo baixo e passe a goma na peneira sobre o tabuleiro, cobrindo todo o tabuleiro. Deixe a goma dar liga e vire de lado. Quando os dois lados estiverem unidos, significa que a massa está pronta. Reserve.

Para fazer o recheio marguerita:
Ingredientes:
* 1 massa de tapioca
* 160g de mussarela ralada
* 8 pedaços de tomate (cortado em meia-lua)
* ½ colher (chá) de orégano
* 8 folhas de manjericão
* 1/3 xícara de molho de tomate
Modo de preparo:
Coloque a massa da tapioca no tabuleiro e espalhe a mussarela ralada sobre a massa. Acrescente o molho de tomate e espalhe, distribuindo, em seguida, os pedaços de tomate. Leve ao forno a 180ºC, por 5 minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e o orégano. Prontinho, a tapioca de marguerita está pronta para servir!

Tapioca salgada de linhaça com recheio de ovo mexido e tomate




Para o lanche ou como acompanhamento, a tapioca pode ser servida com recheio doce ou salgado e com diversos sabores diferentes. Nesta receita, a nutricionista funcional Fernanda Scheer une a linhaça com ovo mexido, tomate e orégano na tapioca. Anote:

Ingredientes:

* 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
* 1 colher (sopa) de semente de linhaça
* 1 ovo
* 1 tomate picado e sem sementes
* Orégano
* Azeite
* Sal

Modo de preparo:

Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal.
Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.

Por que usar a linhaça na receita?

O grão tem o poder de controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma “faxina” nas artérias. Tudo isso porque a linhaça tem em sua composição as gorduras do bem monoinsaturadas e as poli-insaturadas ômegas 3 e 6“, explica Fernanda Scheer



Fontes: Blog da Elusa                Notícias Naturais







 

http://www.elusapaz.blogspot.com/

43 Re: GRUPO EFT EMAGRECER - Nossas Receitas! em Ter Nov 11, 2014 3:23 pm

Al McAllister


Admin
Mais uma receita testada e aprovada:

É bolo.
É de chocolate.
É de caneca.
É integral.
É nutritivo.
E não contém glúten.



A receita foi adaptada do site ohsnapletseat.com:


  • 1 ovo
  • 2 colheres de sobremesa de mel (ou 3 de açúcar mascavo)
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sobremesa de farinha de amêndoas (ou de coco)
  • 2 colheres de sobremesa de cacau em pó (sem açúcar)
  • 2 colheres de sobremesa de iogurte natural (desnatado ou não)



Bater os líquidos primeiro e juntar os secos por último. Colocar em uma forma comum ou de cupcakes e assar no forno á 180 graus, por 20 minutos (pode variar o tempo conforme o forno, use um palito para verificar se está pronto. Desenforme e deixe esfriar.


Cobertura:

2 colheres de sobremesa de cacau em pó (sem açúcar)
2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo
2 colheres de manteiga derretida
4 colheres de água (ou até chegar ao ponto desejado)



"Ficou muito bom, molhadinho e a cobertura dá aquele toque especial.
Sem farinha branca, sem açúcar branco e sem fermento.
Esse pode!" Renata R Z


_________________
© 2007-2014 Soubem Ltda.    www.soubem.com
http://soubem.com

Elusa


Emagrecer não é fácil.

É preciso dedicação e disciplina.

E isso envolve saber escolher o que vai comer e adotar uma rígida rotina de exercícios.

Mas às vezes dieta e exercícios não resolvem.

Isso ocorre porque há pessoas com o metabolismo muito lento.

Neste caso, é necessário o reforço com o uso de alimentos e plantas termogênicas, que aceleram a perda de peso.

Limão, abacaxi, maçã e gengibre, ingredientes do suco, são alguns desses alimentos que têm a capacidade de intensificar a queima de gordura.

Falemos de cada um deles.

O limão é alcalinizante, isto é, afina o sangue, eliminando gorduras e toxinas do corpo.

Além disso, ele acelera o metabolismo e é rico em vitamina C.

O abacaxi é diurético e contém poucas calorias - menos de 160 numa fatia de 100 gramas.

O abacaxi ainda auxilia a digestão e melhora a circulação.

O gengibre também ajuda a acelerar o metabolismo. 

Ele  é perfeito para a desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

O gengibre ainda apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago.

E estudos demonstraram o potencial dessa raiz para baixar o nível do colesterol.

A maçã também é um potente acelerador do metabolismo.

Anos atrás, pesquisadores da Nippon Sport Science University Graduate School, no Japão, constataram que a maçã, além de ser excelente para a saúde, facilita o emagrecimento e a perda da gordura corporal.

De acordo com eles, a ingestão moderada de maçã por um período de três semanas promoveu uma perda de gordura de aproximadamente 20% em cobaias de laboratório, além de aumentar significativamente a capacidade antioxidante das cobaias.

Finalmente, a hortelã, além de digestiva, possui atividade termogênica, ou seja, aceleradora do metabolismo.

Todos os ingredientes do suco têm, como vimos, poderosa ação emagrecedora.

E é isso que o torna muito eficiente em sua atividade redutora de gordura e aceleradora do metabolismo.

Faça o suco, tome e comprove.

INGREDIENTES

1 maçã

2 fatias de abacaxi

2 fatias de gengibre

Meia xícara de suco de limão

6 folhas de hortelã

200ml de água gelada

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificar, coe e beba imediatamente.

A dose recomendada são 2 a 3 copos por dia


Fonte: Blog da Elusa        Cura pela Natureza

http://www.elusapaz.blogspot.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum